CONHEÇA OS ESTILOS DE DECORAÇÃO

Facebook
Twitter
LinkedIn

CONHEÇA OS ESTILOS DE DECORAÇÃO.

A decoração é um tema que está super em pauta nas redes sociais. Diariamente imagens de diferentes ambientes decorados, são postados nas redes. Por isso separamos alguns estilos para você se inspirar e entender suas origens e suas características.

Clássico

Clássico é eterno e nunca sai de moda. Na decoração e arquitetura a premissa também vale e por isso, o estilo clássico faz tanto sucesso até hoje. Quem escolhe esse tipo de decoração está em busca de ambientes sofisticados e elegantes, que remetem aos antigos palácios europeus.
A influência dos reinos do século XVII e XVIII, se traduz nas casas atuais em móveis robustos e tecidos vistosos, como o veludo, por exemplo. As madeiras, em geral, aparecem em tons escuros e médios, com linhas curvas e certa fluidez elegante. Outros elementos que caracterizam o estilo clássico sã

Características: um dos materiais mais usados na decoração clássica são: mármore e madeira. Por isso os elementos mais tradicionais do estilo é mobília em cerejeira, mogno, palissandro ou nogueira, entre outras. Mas sempre em tonalidades escuras. Já o mármore aparece com força nas cozinhas e banheiros.
O acessórios metálicos, em bronze e dourado, além de tampos de mármore e outras pedras naturais.

Campestre

O estilo campestre que também lembra o estilo rústico, ambos estão ligados com a natureza: elementos naturais e com a simplicidade da vida no campo. Decorar qualquer com o estilo campestre torna o ambiente muito acolhedor e com uma sensação gostosa de sossego.

características: a arquitetura campestre prioriza materiais e acabamentos que transmitem essa sensação, além de proporcionar um ambiente esteticamente agradável ao misturar de madeira com uma paleta de cores em tons claros e terrosos, dependendo do seu estilo.
Basicamente esse estilo se baseia na decoração utilizada nas antigas colônias dos países europeus, que começou quando representantes das metrópoles, imigrantes e elites locais queriam levar um pouco da sofisticação e conforto para suas casas na colônia. Vale frisar que essa vertente tem uma boa pegada rústica: a ideia é tornar o ambiente o mais aconchegante possível. Tanto em cores como nos materiais escolhidos para o interior dos espaços devemos buscar a boa e velha sensação de naturalidade. No caso das cores, por exemplo, é comum introduzir-se elementos-chave em tons da terra, marrom ou avermelhada, com base em cores neutras como branco, cinza ou bege.
Em relação aos materiais, fica claro que a madeira tem total protagonismo no estilo. Pedra, aço ou vidro temperado são perfeitos para acompanhar os materiais.

Escandinavo

Conhecido mundialmente como um estilo que preza pela simplicidade, funcionalidade e beleza, o design escandinavo se tornou tendência no universo da arquitetura e decoração.
No industrial o preto, cinza, cobre são as cores que dominam o ambiente. Os tons mais claros e algumas cores de destaques, ficam em objetos decorativos e em pequenos detalhes. O estilo escandinavo é marcado por uma paleta clean. O branco, bege, cinza são as cores que revestem a maior parte dos espaços. O rosa, verde e azul, em suas versões claras, harmonizam perfeitamente nesse estilo.Oriundo do norte da Europa, o movimento da região da Escandinávia trouxe ao mercado um estilo que valoriza a luminosidade natural do ambiente e, principalmente, o minimalismo. Cores neutras e móveis de linhas retas também fazem parte de suas características.

características: A iluminação é um dos pontos principais do design de interiores escandinavo, por isso, deve-se dar prioridade para paredes claras – de preferência brancas -, e móveis leves, para realçar ainda mais a amplitude do ambiente. A mistura entre clássico e contemporâneo sempre rende boas ideias para completar a decoração escandinava

Minimalista

O estilo minimalista é incrível, pois tem a capacidade de agradar qualquer pessoa. O minimalismo é um estilo que se utiliza o mínimo de peças na decoração. A ideia é usar apenas o necessário para que os espaços tenham boa funcionalidades. A expressão minimalismo teve origem junto com outros movimentos artísticos do século XX que priorizavam o uso de elementos fundamentais em sua base de expressão e influenciaram, inicialmente, as artes visuais e, em seguida, o design. A minimal art, que surgiu nos Estados Unidos nos anos 1960, acabou crescendo e chegando ao estilo de vida das pessoas, atingindo também a arquitetura e, finalmente, dando origem ao termo minimalista.

caracteristicas: A simplicidade desse estilo começa na escolha das cores. O branco é a cor principal e ela quase sempre é a base de um ambiente minimalista. Não se trata de uma preferência apenas estética, essa cor funciona muito bem como difusor de luz natural. Outros tons neutros como off-white, bege, cinza e até mesmo o preto são bem-vindos na hora de compor a paleta de cores.
O estilo minimalista também pega emprestado alguns elementos do Design Industrial e do Escandinavo – por isso, é comum encontrar itens desses estilos em um ambiente minimalista, como cores apenas nos elementos decorativos e a presença de materiais naturais como madeira e couro.

Contemporâneo

Segundo o dicionário, o substantivo “contemporâneo” significa “algo ou alguém que fez parte de uma mesma época ou que faz parte do presente”. Essa definição não poderia estar mais certa. Muitas vezes confundido com o estilo moderno ou minimalista, o estilo contemporâneo é uma forma de decorar que valoriza o melhor do design atual e está sempre em transformação. O que era “contemporâneo” antes hoje não é mais !Sendo um “estilo em evolução”, o contemporâneo de hoje não é o mesmo de 20 anos atrás. Se agora valorizamos cores como o verde, o terroso, o cinza e outros tons naturais, antes esse privilégio era do color blocking moderno, com tons berrantes sobrepostos. A moda passa, os estilos de móveis e decoração mudam, e o estilo contemporâneo acompanha essa tendência.

características: Preto, branco, cinza, marrom, pastéis, os tons neutros são os melhores amigos da decoração contemporânea. O preto é muito usado como cor base, tendo em vista que dá visibilidade e sofisticação ao resto da decoração. As cores vibrantes são permitidas de forma pontual para se destacarem do cenário em objetos decorativos, quadros e almofadas. O objetivo é que o conjunto seja agradável e harmônico, e nunca exagerado ou confuso. Sendo um estilo muito influenciado pelo minimalismo e modernismo, o design contemporâneo trabalha bem a presença de texturas, estejam elas em móveis, almofadas, tapetes ou paredes inteiras. Esse recurso combina muito bem com projetos de iluminação e espaços abertos característicos do estilo, especialmente no caso da parede.

Moderno

o estilo moderno (ou modernista) é uma tendência na arte e na arquitetura que se desenvolveu na primeira metade do século XX. Foi criado como resposta para a pesada ornamentação do século XIX.
Mas ao contrário do senso comum, o estilo moderno não precisa ter objetos e móveis com ares futuristas. O estilo se caracteriza pela simplicidade e praticidade. As cores dominantes em um ambiente de estilo moderno são o preto e o branco. Tons de cinza, marrom e bege também podem ser utilizados. Como contraponto, utilize as cores amarelo, vermelho ou azul, mas sempre com discrição.
Portanto, o estilo moderno tem como lema a frase “a forma segue a função”, do famoso arquiteto norte-americano Louis Sullivan.

características: Primeiramente, a tecnologia é sinônimo de modernidade, e se faz presente na decoração moderna. Porém, sempre com linhas simples.O aço inoxidável cromado também é muito usado pelo designers modernos. Mesas de jantar ou de centro com pernas de aço inoxidável, cadeiras, poltronas e sofás com estrutura e pés cromados são a cara da decoração moderna.

Gostou dessas dicas? Deixe seu comentário…

Postagens recentes

DICAS PARA AMBIENTES PEQUENOS

DICAS PARA AMBIENTES PEQUENOS.Aproveitar melhor os espaços é o mais importante! Ambientes pequenos são cada vez mais comuns. Com a valorização do